Descrição das competências do enfermeiro frente à pessoa com traqueostomia

Autores

  • Marcos Paulo de Oliveira Santos Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Lívia de Oliveira Caetano Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

Palavras-chave:

Traqueostomia, Competências, Enfermeiro

Resumo

Este estudo teve por objetivo examinar a literatura científica concernente aos aspectos que envolvem às competências do enfermeiro frente à pessoa com traqueostomia. Para tanto, fez-se uma revisão narrativa calcada em importantes bases de dados (Scielo, Medline, Lilacs). Verificou-se a importância da formação acadêmica, a premência de certas competências inerentes à formação, bem como a concepção de que diretrizes assistenciais claras e seguras devem fazer parte da prática do enfermeiro.

Descritores: Enfermeiro, Competências, Traqueostomia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Paulo de Oliveira Santos, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Mestrado em Educação Física (UnB). Especialista nas seguintes áreas: Docência do Ensino Superior; Gestão e Orientação Educacional; Direito Administrativo, Direito Público e Educação de Jovens e Adultos - EJA. Licenciaturas nas seguintes áreas: Educação Física; Letras-Português e Respectiva Literatura; Pedagogia e História. E, ainda, bacharel em Administração Pública. Atuou como servidor público na SES-DF. E como empregado público na CAESB. Atualmente, é docente efetivo na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Lívia de Oliveira Caetano, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

É bacharel em Enfermagem pela Faculdades Integradas Promove de Brasília (2012). Especialista em Docência do Ensino Superior (2014), Gestão e Saúde Pública (2014) e Saúde Pública com ênfase na Família (2015) pela Faculdade Integrada de Araguatins - FAIARA. Tem experiência em neonatologia (Hospital Materno Infantil de Brasília). É enfermeira, concursada, da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Atuou como enfermeira na Atenção Secundária (Unidade de Pronto Atendimento - UPA) por 3 anos. Atuou na Atenção Primária por 2 anos, no atendimento aos pacientes e como Supervisora de Enfermagem. Atualmente, é enfermeira no CER - Centro Especializado em Reabilitação.

Downloads

Publicado

2021-05-12

Como Citar

de Oliveira Santos, M. P., & Caetano, L. de O. (2021). Descrição das competências do enfermeiro frente à pessoa com traqueostomia. PROJEÇÃO, SAÚDE E VIDA, 1(1), 62–73. Recuperado de https://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao6/article/view/1565