O Papel do Psicodiagnóstico em Candidatos à Cirurgia Bariátrica (Gastroplastia): Um Estudo de Caso.

Autores

Palavras-chave:

Ciências médicas, Psicologia, Obesidade, Cirurgia bariátrica, Psicodiagnóstico, Psicoterapia.

Resumo

O referido estudo teve como objetivo investigar o papel do psicodiagnóstico em candidatos à cirurgia bariátrica (gastroplastia), ressaltando a importância desse instrumento na detecção e prevenção de transtornos psiquiátricos por ocasião da obesidade e fragilidade emocional de tais pacientes. Foi realizada uma revisão de literatura sobre obesidade, tratamento da obesidade, cirurgia bariátrica e psicodiagnóstico no contexto da cirurgia bariátrica. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, a partir da análise do prontuário de uma paciente que foi submetida à psicodiagnóstico em uma clinica escola do distrito federal. Os resultados sinalizam contribuições significativas no tocante à viabilidade para a realização da cirurgia bariátrica, considerando a Portaria nº424 do SUS de 19 de março de 2013, que descreve as diretrizes gerais para o tratamento cirúrgico da obesidade, ressaltando os casos contraindicados. No presente estudo, foram utilizados os testes G36, EFN e a técnica projetiva HTP, associados à entrevista clínica e pessoal. Os instrumentos usados foram capazes de avaliar as características e as reações da personalidade da paciente frente ao problema da obesidade, seus potenciais recursos para enfrentamento do pós-operatório e adesão ao tratamento cirúrgico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Oliveira Barbosa dos Reis, Centro Universitário Projeção.

Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2005), tem formação em Terapia Familiar Sistêmica - AMITEF (2002) e MBA em Gestão de Recursos Humanos (ESAD). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília - UniCeub e em Serviço Social pela Universidade de Brasília - UnB (1995). Especialista em IFBra (Índice de Funcionalidade Brasileiro) - INSS. Atua como Analista de Gestão com Aposentadoria de Pessoas com Deficiência - PCDs, na Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho - SUBSAÚDE - Secretaria de Estado de Economia- SEEC - Governo do Distrito Federal - GDF. Trabalhou por 06 anos no Departamento de Recursos Humanos Unimed Centro-Oeste e Tocantins. Tem experiência na área de Gestão de Pessoas, com ênfase em Responsabilidade Social, Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho, e outros subsistemas de Gestão de Pessoas. Também atuou como Docente do ensino superior - Curso de Enfermagem e Letras - Faculdades e Escola Técnica LS (2006 a 2009). Atualmente é Docente do Centro Universitário Projeção (Uniprojeção), ministrando as disciplinas de Fundamentos da Psicoterapia, Teoria e Intervenções Psicanalíticas, Bases Epistemológicas em Psicologia e Psicopatologia, Psicopatologia I e II, no curso de Psicologia. Desde de 2011 no UniProjeção, já ministrou as disciplinas de Planejamento e Políticas de RH, Comportamento Humano nas Organizações, Recrutamento e Seleção, Treinamento & Desenvolvimento, Gestão de Cargos e Salários, Psicologia da Saúde e Psicologia Jurídica, para os cursos de Administração de Empresas, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Gestão pública e Direito.

 

Referências

citações.

(FRANÇA, p. 93, 95, 2014).

(MELO, 2011, p. 1).

Downloads

Publicado

2021-05-12

Como Citar

dos Reis, P. O. B. (2021). O Papel do Psicodiagnóstico em Candidatos à Cirurgia Bariátrica (Gastroplastia): Um Estudo de Caso. PROJEÇÃO, SAÚDE E VIDA, 1(1), 74–95. Recuperado de https://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao6/article/view/1651