Comportamento organizacional e satisfação no trabalho: uma análise bibliométrica da produção científica brasileira, de 2014 a 2021 pela plataforma CAPES
Palavras-chave:
Psicologia Organizacional e do trabalho, Comportamento organizacional, Satisfação no trabalho, Análise bibliométrica, Produção científica brasileira.Resumo
Este trabalho buscou apresentar a produção científica com respeito aos temas de comportamento organizacional e satisfação no trabalho, tendo em vista a contribuição dessas temáticas para a vantagem competitiva organizacional. Portanto, se propôs a realizar uma análise bibliométrica e encontrar em quais aspectos as temáticas precisam ser mais desenvolvidas. Para atingir tal objetivo, utilizou uma metodologia de pesquisa descritiva e de abordagem quantitativa. Assim, de maneira a fazer o levantamento bibliométrico, realizou-se uma busca pela plataforma CAPES, levando em consideração a produção científica publicada nacionalmente entre os anos de 2014 a 2021. Quanto ao resultado, foram encontrados 247 artigos e utilizou-se como critério de exclusão os artigos que não pertenciam à área/ temática deste estudo e os que não foram publicados em revistas nacionais. Após a exclusão, utilizou-se de 130 artigos de 38 periódicos, de Qualis A1 a B4, para a realização das análises quantitativas. Os aspectos analisados foram: quantidade de autores de cada artigo publicado; quantidade de artigos publicados por cada periódico; quantidade de artigos publicados a cada ano; e metodologia utilizada pelos artigos publicados. Como contribuições, o presente estudo aponta para panorama da produção acerca da satisfação no trabalho e comportamento organizacional. Em relação às sugestões futuras, indica-se estudos sobre os impactos da pandemia de COVID-19 na produção acerca do tema deste artigo, também, há uma maior necessidade de publicação com os temas deste estudo e que as publicações utilizem os termos acadêmicos de metodologia para evitar que hajam interpretações subjetivas sobre os trabalhos apresentados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Considerando a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e rege outras providências, a Revista declara as seguintes condições com relação aos Direitos Autorais:
1. Todos os direitos editoriais são reservados a Revista. Nossas revistas são de acesso aberto, gratuitas e sem cobranças de taxas. A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a mais ampla disseminação da informação.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A Revista poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro.
4. O autor pode fazer fotocópias do seu trabalho, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista (mantenedora dos direitos de autorais) estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do trabalho.