A influência da pandemia do COVID-19 no estado nutricional de mulheres adultas de Taguatinga-DF
Resumo
O isolamento social e a mudança do estilo de vida adotados no período da pandemia do COVID-19 trouxe como uma das consequências o aumento de peso, que pode ser explicado pelas escolhas alimentares inadequadas e pela inatividade física relatadas em vários estudos recentes. Objetivo: Avaliar o estado nutricional de mulheres adultas de Taguatinga/DF no período de 2018 a 2021 e verificar se houve alteração no período pré e durante a pandemia. Método: Estudo transversal analítico retrospectivo, com dados de índice de massa corporal de mulheres adultas residentes em Taguatinga/DF coletados na plataforma do SISVAN no ano de 2022. Resultados: O período evidenciou mudanças no estado nutricional das mulheres avaliadas. Foi possível verificar redução do índice de eutrofia de 33,8% para 25,6% e aumento do excesso de peso de 65,9% para 72,1% considerando a soma de sobrepeso e obesidade grau I, II e III. Conclusão: A alteração do estado nutricional observado pode ter forte relação com as mudanças no comportamento alimentar e no estilo de vida verificado no período da pandemia do COVID-19, com a adoção do isolamento social e o impacto no consumo alimentar. Entretanto, é importante frisar que o consumo alimentar não foi avaliado nesta pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Considerando a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e rege outras providências, a Revista declara as seguintes condições com relação aos Direitos Autorais:
1. Todos os direitos editoriais são reservados a Revista. Nossas revistas são de acesso aberto, gratuitas e sem cobranças de taxas. A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a mais ampla disseminação da informação.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A Revista poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro.
4. O autor pode fazer fotocópias do seu trabalho, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista (mantenedora dos direitos de autorais) estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do trabalho.