Obesidade Infantil no ano de 2022 pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) em crianças de zero a cinco anos do Distrito Federal, Brasil
Resumo
O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) é um sistema de informação que tem o objetivo de consolidar os dados referente a ações de Vigilância Alimentar e Nutricional, atráves de registros antopométicos e de consumo alimentar. Durante o período de janeiro a dezembro de 2022, o SISVAN registrou dados sobre o estado nutricional de crianças menores de cinco anos, em 14 cidades do Distrito Federal. Considerando os dados foi realizado uma avaliação da situação nutricional da população infantil, com o intuito de identificar as possíveis causas da obesidade infantil nas primeiras fases da vida. Método: Este estudo consiste em uma avaliação epidemiológica, de forma continua, utilizando dados do estado nutricional de crianças de zero a cinco anos residentes em regiões de Brasília, Distrito Federal. Os dados foram coletados por meio da plataforma do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) durante o ano de 2023. Resultados: Com base nos registros, foi constatado um estado nutricional de obesidade em crianças de zero a cinco anos. Ao analisar os parâmetros antropométricos, os resultados indicaram o maior percentual de ocorrência na cidade de Planaltina, cerca de 7,23% (peso x idade), 6,48% (peso x altura) e 6,51% (IMC x idade) e em segundo lugar Sobradinho, com indices de 5,30% (peso x idade), 5,02% e 4,43% (IMC x idade). Essas duas cidades dentro da analise apresentaram os maiores índices dentro das regiões de pesquisa. Conclusão: Os dados obtidos sugerem um panorama desfavorável em relação ao estado nutricional das crianças de zero a cinco anos em Brasília, DF, durante o ano de 2022. É importante ressaltar a necessidade contínua de monitoramento e implementação de políticas e intervenções direcionadas para prevenir e abordar casos de obesidade. Essas informações fornecem subsídios para o desenvolvimento de estratégias eficazes de saúde e nutrição, visando garantir o crescimento e desenvolvimento saudáveis das crianças nessa faixa etáriaDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Considerando a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e rege outras providências, a Revista declara as seguintes condições com relação aos Direitos Autorais:
1. Todos os direitos editoriais são reservados a Revista. Nossas revistas são de acesso aberto, gratuitas e sem cobranças de taxas. A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a mais ampla disseminação da informação.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A Revista poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro.
4. O autor pode fazer fotocópias do seu trabalho, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista (mantenedora dos direitos de autorais) estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do trabalho.