Saúde coletiva: as implicações do cuidado em saúde mental na atenção básica

Autores

Resumo

Este artigo se constitui perante a temática da saúde coletiva, abordando como ela integra e atua diante das questões do cuidado em saúde mental na atenção básica. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica acerca da temática exposta em materiais já publicados, tendo como delineamento a revisão narrativa. O problema de pesquisa reverbera sob a seguinte pergunta: em que medida a perspectiva de saúde coletiva contribui para o cuidado em saúde mental na atenção básica? Tendo como objetivo geral buscar compreender os determinantes sociais que influenciam no processo de saúde mental na atenção básica. Corroborando que um dos principais pontos norteadores da pesquisa são as discussões da política do SUS, o histórico da saúde pública no Brasil, assim como também implica que a saúde coletiva compõe uma importância acerca das interfaces da saúde mental na atenção básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Dias da Cruz, Faculdade Católica Dom Orione - FACDO

Psicóloga Clínica e Escolar, graduada pela Faculdade Católica Dom Orione. Pós-graduada (lato sensu) em Psicologia Clínica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante.

Robenilson Moura Barreto, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Psicólogo clínico e social. Psicanalista. Doutorando e Mestre em Psicologia Clínica e Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (PPGP-UFPA). Especialista em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Pesquisador do Grupo de Estudos em Psicologia Humanista e Social (GEPHS - UFPB) e do Grupo Transversalizando: ensino, extensão e pesquisa (UFPA). Membro fundador da Articulação Nacional de Psicólogas (os) Negras (as) e Pesquisadoras (os) ANPSINEP e Atuante na Coordenação da Região Norte (2012 - 2022). Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Ativista do Movimento Nacional de Luta por Moradia MNLM. Conselheiro Regional do IX Plenário (2016 2019) do Conselho Regional de Psicologia (Pará/Amapá) no qual atuou como coordenador da comissão de Relações raciais. Conselheiro Federal do XVIII Plenário do Conselho Federal de Psicologia (Gestão 2019-2022). Atualmente Docente na Universidade de Brasília (UnB) pelo Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED). Docente pelo Centro Universitário UniProjeção (Brasília - DF). Docente pelo Centro Universitário Euro-Americano UNIEURO (Brasília - DF). Experiência com Consultoria em Políticas Educacionais. Atuação nas Políticas Públicas (Assistência Social, Saúde e Educação com ênfase na educação especial e inclusiva); experiência na atuação de Projetos em Direitos Humanos e Relações Raciais com juventude negra; Grupo de estudos e pesquisa sobre perversão, sexualidade e Psicanálise; Atuação na Saúde Pública na perspectiva da Saúde Coletiva; Pesquisa em desenvolvimento no campo da Psicologia Social, Relações Raciais, Psicanálise e Mito, Ancestralidade e povos de matriz africana.

Downloads

Publicado

2024-09-05

Como Citar

Dias da Cruz, A., & Moura Barreto, R. (2024). Saúde coletiva: as implicações do cuidado em saúde mental na atenção básica. PROJEÇÃO, SAÚDE E VIDA, 5, e0524SV04. Recuperado de https://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao6/article/view/2443

Edição

Seção

Artigo Original