Um Colonização de Nasofaringe em Estudantes Ligados à área da saúde

Colonização de Nasofaringe em Estudantes Ligados à área da saúde

Autores

  • Luciana Valdéria DuarteThomé Centro Universitario Projeção
  • Fabiano Fagundes Moser da Silva Centro Universitário Projeção
  • Danielle Alves de Melo Centro Universitário Projeção

Resumo

O Staphylococcus aureus é um patógeno Gram-positivo que foi descoberto pelo cirurgião inglês Alexander Ogston no ano de 1880 na Escócia em feridas ulceradas de pacientes. Seu nome tem origem da palavra Staphylé que significa em cachos de uvas. Esse microrganismo pertence a microbiota humana e acredita-se que 25 a 35% da população saudável seja portadora, o equivalente a mais de dois bilhões de pessoas que carregam esse patógeno pelo mundo. É uma bactéria comumente encontrada na pele e nas mucosas. Objetivo desta pesquisa foi avaliar a prevalência da Colonização de nasofaringe em estudantes da área da saúde. Trata-se de um estudo descritivo experimental de caráter epidemiológico transversal com o tempo de seguimento determinado entre coleta das amostras e resultado do estudo, de julho a setembro de 2024. Dos 31 indivíduos que se voluntariaram para participar na presente pesquisa, 11 foram positivos para o Staphylococcus aureus. As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), são processos infecciosos que se originam de várias formas e ambientes. A colonização por Staphylococcus aureus resistente à meticilina quando trabalham em ambientes como laboratórios acadêmicos e outros locais onde já é possível prestar cuidados de saúde.

Palavras-chave: Staphylococcus aureus; Infecções; Prevenção; Diagnóstico; Tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Valdéria DuarteThomé, Centro Universitario Projeção

A pesquisa proporcionou-me sólidos conhecimentos em microbiologia clínica, técnicas laboratoriais e análise de dados, além de reforçar minha capacidade de trabalhar em equipe multidisciplinar. Os resultados estão em processo de publicação em periódico científico, contribuindo para a discussão sobre resistência bacteriana e saúde pública.

Minha trajetória acadêmica e profissional é impulsionada pelo compromisso com a ciência aplicada ao bem-estar social, aliando rigor técnico à relevância prática.

Fabiano Fagundes Moser da Silva, Centro Universitário Projeção

Possui graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário de Brasília (2012), Especialista em Microbiologia pela Faculdade Arthur Thomas - Paraná/PR e Mestrado em Biologia Animal pela Universidade de Brasília (2018). Atualmente é professor do curso de medicina da Universidade de Rio Verde - GO e Professor da Faculdade UniProjeção como preceptor de estágio 3. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: Microbiologia básica, Microbiologia clínica, Micologia, Espermograma, Gasometria, Análise de Líquor, Controle de qualidade em microbiologia, Biossegurança.

Danielle Alves de Melo, Centro Universitário Projeção

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Planalto de Brasília, mestrado em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília, pós graduação em Farmácia Homeopática, pós graduação em Farmácia clínica, pós graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, pós graduação em Biomedicina Estética e pós graduanda em Indicadores de Saúde. Atualmente é coordenadora e professora do curso de Farmácia, Biomedicina e Tecnólogo em Estética e Cosmética do Centro Universitário Projeção. Farmacêutica responsável técnica e gerente substituta do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas ( CAPS II -AD) Guará/DF. Membro do grupo de trabalho sobre o Cuidado Farmacêutico na SES/DF .Membro do grupo de trabalho das Farmácias do CAPS na SES/DF. Membro da Academia de Ikebana Sanguetsu.

Downloads

Publicado

2025-07-08

Como Citar

Duarte Thomé, L. V., Moser da Silva, F. F., & Melo, D. A. de. (2025). Um Colonização de Nasofaringe em Estudantes Ligados à área da saúde: Colonização de Nasofaringe em Estudantes Ligados à área da saúde. PROJEÇÃO, SAÚDE E VIDA, 6, e0625SV06. Recuperado de https://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao6/article/view/2470

Edição

Seção

Artigo Original