CINEMATERAPIA E USO DE FILME NA PSICOTERAPIA INFANTIL
Resumo
A psicoterapia infantil, voltada para questões emocionais, comportamentais e sociais no desenvolvimento das crianças, tem visto um aumento significativo na utilização de abordagens criativas, como por exemplo o uso de filmes. Diante disso, este artigo tem como objetivo compreender a possibilidade do uso da cinematerapia na psicoterapia infantil. Para tanto, foi realizada uma revisão narrativa de literatura. Como resultado, aponta-se que a cinematerapia se destaca pela sua capacidade de evocar emoções e estimular a empatia através de narrativas cinematográficas. O artigo também discute várias formas de aplicação, como a análise de filmes, discussões em grupo, identificação com personagens e expressão criativa, todas adaptáveis às necessidades individuais das crianças. A seleção cuidadosa de filmes é importante, devendo ser apropriada para a idade e desenvolvimento das crianças e alinhada com os objetivos terapêuticos. A cinematerapia, embora não substitua as abordagens terapêuticas tradicionais, pode enriquecer a prática clínica infantil, facilitando a expressão emocional e o autoconhecimento. Conclui-se que a cinematerapia é uma ferramenta complementar valiosa na psicoterapia infantil, e estudos futuros são recomendados para explorar mais profundamente seu uso e eficácia na prática clínica com crianças.
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