Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Diretrizes para Autores
REVISTAS CIENTÍFICAS UNIPROJEÇÃO NORMAS E FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS DIRETRIZES PARA AUTORES
Todos os artigos científicos devem ser originais, escritos de forma clara, concisa e com respeito à formalidade da Língua Portuguesa.
Todos os artigos científicos devem ser postados em arquivos eletrônicos em formato editável.
FORMATAÇÃO
GERAL
- Papel: A4
- Margens: superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2 cm;
- Margem de parágrafo: 1,25 cm;
- Espaçamento entrelinhas: simples;
- Espaçamento entre parágrafos: 6 pt antes e 6 pt depois;
- Fonte: Arial tamanho 12, excetuando-se as citações diretas com mais de três linhas, nota de rodapé, paginação, legendas e fontes das ilustrações, que devem ser digitadas em tamanho 10.
- Alinhamento de texto: justificado, com exceção das referências, que devem ser alinhadas à esquerda;
- Paginação: canto inferior direito, fonte: Arial 10. A primeira página é contada, mas não é numerada.
- Quantidade de páginas: de 10 a 20 páginas, não incluindo referências.
TÍTULO E SUBTÍTULO DA OBRA
- Alinhamento: centralizado.
- Espaçamento entrelinhas: simples.
- Letras maiúsculas.
- Destaque: Titulo / Subtítulo (se houver) = Negrito
AUTORIA
- Fonte: Arial 12.
- Alinhamento: direita.
- Espaçamento entre os autores: um espaço simples.
- Coautoria: máximo 3 autores.
- Demais informações: instituição, e-mail de todos os autores.
- Fonte: itálico, tamanho 10
- Exemplo:
Autor 1
Instituição
e-mail
Autor 2
Instituição
e-mail
SEÇÕES
- Seções primárias: maiúsculas e negrito;
- Espaçamento: um espaço simples antes e 6 pt depois.
- Seções secundárias, terciárias e quaternárias: minúsculas e negrito
- Espaçamento: 6 pt antes e 6 pt depois.
RESUMOS
RESUMO EM LÍNGUA VERNÁCULA
- Deve seguir a NBR 6028;
- Parágrafo único;
- Quantidade de palavras: 200 a 250 palavras.
* Um bom resumo contém: breve contexto; síntese da problemática; objetivo geral; síntese da metodologia; principal resultado alcançado; principal conclusão.
PALAVRAS CHAVES
O resumo deve ter de 3 a 5 palavras chaves. Devem começar em letras minúsculas (maiúsculas só se for nome próprio) e separadas por ponto-virgula e finalizadas por ponto final.
Exemplo:
Palavras-chaves: história; geografia; Brasil.
RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Trata-se do resumo em língua vernácula e suas palavras-chaves traduzido para língua estrangeira. A tradução do resumo em outro idioma serve para que pesquisadores estrangeiros possam encontrar sua pesquisa nos mecanismos de busca. O resumo normalmente é traduzido para língua inglesa (ABSTRACT), mas também pode ser traduzido para outras línguas como o Espanhol (RESUMEN) e o Francês (RÈSUMÉ).
CITAÇÕES
Citações são menções de uma informação extraída de outra fonte.
As referências a autores devem ser citadas no corpo do texto com indicação do sobrenome, ano de publicação e página. Recomenda-se consultar a NBR 10520/2023.
Existem quatro tipos de citações, as Citações Diretas (de até três linhas), Diretas (com três ou mais linhas), Indiretas e Citação de citação (apud).
CITAÇÕES DIRETAS NO TEXTO (DE ATÉ TR´ÊS LINHAS)
As citações diretas, no texto, de até três linhas, também chamadas de citações diretas curtas, devem estar contidas entre aspas duplas. O tamanho e o tipo da fonte é o mesmo do texto do restante do trabalho, bem como o espaçamento. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.
As citações diretas são formadas por textos retirados de materiais (livros, periódicos e etc.) na integra, ou seja, palavra por palavra, desde que não ultrapasse
três linhas. Nesses casos, coloca-se o trecho copiado direto no texto do artigo entre aspas e com a respectiva citação (local de onde retirou a citação).
Exemplo:
Segundo Guimarães (1998, p. 35) “Na América Latina, um em cada três domicílios nas camadas populares é chefiado por mulheres, essas mulheres, na maioria das vezes são mães solteiras e tem entre dois a três filhos”.
Ou
“Na América Latina, um em cada três domicílios nas camadas populares é chefiado por mulheres, essas mulheres, na maioria das vezes são mães solteiras e tem entre dois a três filhos” (Guimarães,1998, p. 35).
* Vejam que as duas opções acima são validas, a única diferença entre elas é o local da indicação do autor. Na primeira, o autor aparece antes da citação, fora dos parênteses, na segunda, depois da citação, dessa vez o autor aparece dentro do parêntese. Apesar das duas opções serem validas, para fins de padronização, recomenda-se escolher uma das opções e utilizá-la em todo trabalho.
CITAÇÕES DIRETAS NO TEXTO (COM MAIS DE TR´ÊS LINHAS)
As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, também chamadas de citações diretas longas, devem ser destacadas em um parágrafo separado do texto do trabalho, sendo obrigatória a existência de uma linha em branco antes e outra linha em branco após a citação.
São muito semelhantes às citações diretas no texto, também são realizadas a partir de textos retirados de materiais (livros, periódicos e etc.) na integra, ou seja, palavra por palavra, só que nesse caso, possuem mais de três linhas.
Devem ficar com recuo de 4 cm da margem esquerda e com o tamanho de fonte menor do que a do restante do trabalho, ou seja, com fonte Arial tamanho 10. Este tipo de citação aparece sem as aspas – a não ser que no texto original existam as aspas.
Exemplo:
Para Guimarães (1998, p. 35)
Na América Latina, um em cada três domicílios nas camadas populares é chefiado por mulheres, essas mulheres, na maioria das vezes são mães solteiras, e tem entre dois a três filhos. Muitas dessas crianças foram abandonadas pelos pais, não possuem sequer o nome do pai na certidão de nascimento, ou seja, não recebem nenhuma ajuda de custo, dependem totalmente da mãe para sobreviverem
Ou
Na América Latina, um em cada três domicílios nas camadas populares é chefiado por mulheres, essas mulheres, na maioria das vezes são mães solteiras, e tem entre dois a três filhos. Muitas dessas crianças foram abandonadas pelos pais, não possuem sequer o nome do pai na certidão de nascimento, ou seja, não recebem nenhuma ajuda de custo, dependem totalmente da mãe para sobreviverem. (Guimarães, 1998, p. 35).
* Vejam que as duas opções acima são validas, a única diferença entre elas é o local da indicação do autor, na primeira, o autor aparece antes da citação, fora dos
parênteses, na segunda, depois da citação, dessa vez o autor aparece dentro do parêntese. Apesar das duas opções serem validas, para fins de padronização, recomenda-se escolher uma das opções e utilizá-la em todo trabalho.
CITAÇÃO INDIRETA
As citações indiretas são textos escritos com base nas ideias de um ou mais autores, isso significa que o autor precisa utilizar suas próprias palavras para descrever as ideias de outros autores, não sendo permitido apenas transcrevê-las (copiar trechos na integra) assim como nas citações diretas. Logo, esse modelo de citação deve respeitar o sentido do texto original aparecendo, muitas vezes, por meio de paráfrases.
Por exemplo, o autor teve acesso ao seguinte texto:
“Na América Latina, um em cada três domicílios nas camadas populares é chefiado por mulheres, essas mulheres, na maioria das vezes são mães solteiras e tem entre dois a três filhos”.
Livro: GUIMARÃES, F. P. Serviço social. São Paulo, Cortez, 1998.
Exemplo de Citação Indireta:
Segundo Guimarães (1998), as mulheres chefiam um terço dos domicílios nas camadas populares na América Latina.
CITAÇÃO DE CITAÇÃO (apud)
Citação de citação ou apud significa que o autor citou a citação de outro autor, ou seja, ele não teve acesso ao texto original, e sim, a um texto citado por outro autor. Aconselha-se utilizar esse tipo de citação somente quando esgotada as tentativas de acesso a obra original. A expressão “apud” significa citado por, conforme, segundo.
Por exemplo, no texto do livro do Fonseca, 2021, p. 55) está a seguinte citação:
Segundo Guedes (2019, p. 16) “é muito importante que os estudantes conheçam as normas técnicas da ABNT, pois sem a aplicação das mesmas, os trabalhos não alcançam a qualidade desejada”.
Exemplo de Citação de citação (apud)
De acordo com Guedes (2019, p. 16, apud Fonseca, 2021, p. 55) “É muito importante que os estudantes conheçam as normas técnicas da ABNT, pois sem a aplicação das mesmas, os trabalhos não alcançam a qualidade desejada”.
FIGURAS, QUADROS E TABELAS
- Obrigatório colocar legendas e fontes;
- Entrelinhas: 6 pt antes e 6 pt depois;
- Fonte: Arial 10;
- Devem ser centralizadas e possuir destaque.
Exemplo:
Figura 1 – Nome da figura
(imagem ilustrativa)
Fonte: Fulano (2025, P. 15) ou Fonte: Elaborado pelo autor(a)
REFERÊNCIAS
Corresponde à lista completa, particularizada e sistemática dos documentos citados no texto, de forma a permitir sua identificação individual. Para a elaboração das referências, consulta-se a norma NBR 6023:2018. Independentemente do suporte físico em que esteja o documento (livro, artigo de periódico, fotografia, entrevista gravada, documentos históricos, site, dissertação e tese, entre outros), deve estar em uma lista única, a ser apresentado unicamente em ordem alfabética.
NOTAS DE FORMATAÇÃO:
- As referências devem ser alinhadas à margem esquerda da página, em ordem alfabética e separadas entre si por um espaço simples entre as linhas;
- O último sobrenome dos autores deve configurar em letras maiúsculas;
- Deve-se utilizar recurso tipográfico (negrito) de forma uniforme em todos os títulos das referências (quando se tratar de livro, o recurso deve ser utilizado no título do livro, quando for um artigo, o recurso deve ser utilizado no título do periódico).
As referências mais utilizadas são de livros, artigos científicos, dissertações e testes retirados da internet, sendo assim, segue alguns exemplos que devem ser seguidos à risca, ou seja, cada ponto, espaço ou destaque (negrito) deve ser levado em consideração. Para os demais modelos, recomenda-se a leitura da NBR 6023/2018.
Exemplos: (alguns fictícios)
Livro (com um autor) – retirado da internet
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2022. E-book. Disponível em: https://biblioteca.projecao.br/acervo/5000632. Acesso em: 4 fev. 2025.
NOTA: Trata-se de exemplo de livro retirado da internet, observe que é uma referência “normal”, seguida da expressão E-book e do link de acesso ao livro.
Livro (de um a três autores)
SILVA, N. M.; FONSECA, L. G. F.; SOARES, P. S. Manual de projetos. 2. ed. São Paulo: Thecmundo, 2024.
NOTA: Observa-se que até três autores todos devem aparecer na referência.
Livro (com mais quatro ou mais autores)
SILVA, N. M.; et al. Manual de projetos. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2024.
NOTA: Observa-se que quando há quatro ou mais autores, coloca-se apenas o primeiro nome e a expressão “et al.”, que significa “e outros”.
Artigo da internet (com mais quatro ou mais autores)
FONSECA, L. G. F. et al. O currículo oculto e sua importância na formação cognitiva e social do aluno. Projeção e Docência, v. 8, n. 1, 2017. p. 59-66. Disponível em: http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/article/view/862. Acesso em: 17 set. 2023.
NOTA 1: A lei acima foi retirada de um periódico, ou seja, da Revista Projeção e Docência, nesse caso, o destaque “negrito” fica no título do periódico.
NOTA 2: Artigos são na sua maioria oriundos de periódicos, nesse caso tem que especificar os dados daquele exemplar/fascículo em específico, no exemplo acima, estão o volume = v. 8, o número do exemplar = n. 1 e o ano = 2017, seguidos das páginas onde se encontra o artigo = p. 59-66.
Teses e dissertação da internet (com um autor)
FONSECA, L. G. F. O incentivo à produção de conhecimento por meio da pesquisa na graduação na percepção dos docentes. Brasília, 2018. 98 p. Dissertação de mestrado (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2628. Acesso em: 17 set. 2023.
Matéria de sites institucional (não aparece o autor dos textos)
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Obesity and overweight. Geneva, May 2012. Disponível em: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs311/en/. Acesso em: 17 ago. 2013.
NOTA: É comum encontrar textos em sites que não possuem autoria pessoal, ou seja, não mencionam o autor, nesses casos, coloca-se como autor o responsável pelo site, que pode ser, por exemplo, uma empresa, ou como no exemplo acima, a Organização Mundial da Saúde.
NORMAS DE HOMOGENEIDADE
- Palavras estrangeiras: só itálico, sem aspas;
- Palavras brasileiras usadas em sentido figurado: itálico com aspas;
- Números ordinais até nove: só por extenso;
- Números ordinais de 10 em diante: só o algarismo;
- Abreviaturas/siglas: quando da primeira vez, a expressão deve vir por extenso, seguida da abreviatura/sigla entre parênteses. A partir de então, só a abreviatura/sigla;
- Tempo verbal: uniformizar, sempre que possível, mediante o emprego preferencial do tempo presente;
- Não usar primeira pessoa (eu) e nem terceira pessoa (nós), tampouco gírias.
REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Informação e Documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Rio de Janeiro, 2018.
______. NBR 6023: Informação e Documentação – Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2018.
______. NBR 6028: Informação e Documentação – Resumo - Apresentação. Rio de Janeiro, 2021.
______. NBR 10520: Informação e Documentação – Citações em documento - Apresentação. Rio de Janeiro, 2023.
______. NBR 6024: Informação e Documentação – Numeração Progressiva das seções de um documento escrito - Apresentação. Rio de Janeiro, 2018.
IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.
Artigos
Política padrão de seçãoPolítica de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.